Protagonismo Juvenil

Fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território. Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável. Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você.
Essa é a proposta do RAP da Saúde – a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2006 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Desde então, centenas de meninos e meninas vêm contribuindo com a iniciativa, nas 10 Áreas Programáticas (AP) da cidade do Rio de Janeiro.
Nosso trabalho tem como princípio a valorização das diversidades relacionadas às questões de gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual e juventudes com deficiências.  As atividades abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, chikungunya, zika, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.

Nossa equipe é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e apoiadores locais, que colaboram , de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os facilitadores locais também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, contamos com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dezenove de Abril, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3336-1964

Tecnologia do Blogger.